Infância e Juventude

ASSOCIAÇÃO PROJETO CRIANÇA FELIZ

Fundado em 1986 e desde então atuante nas comunidades do Jardim Iracema e Padre Andrade na zona oeste de Fortaleza-CE, o Projeto Criança Feliz nasceu da necessidade de proteção a crianças e jovens em situação de risco social. O projeto se utiliza da educação e da arte como instrumentos modificadores de realidades. Sem vínculo governamental a instituição tem a missão de contribuir com o desenvolvimento humano envolvendo a comunidade, na busca por uma cultura de paz, fazendo dos participantes e atendidos pelo projeto agentes de transformação de realidades. Cuidado, amor, amizade, união, fé, paz, equilíbrio, saúde e liberdade são os principais pilares do Projeto Criança Feliz.

ACDG

A Associação Cearense de Profissionais atuantes em Doenças Genéticas, pacientes, familiares e voluntários – ACDG, foi fundada em outubro de 2001 pela necessidade vista por profissionais da área da saúde de defender os direitos a melhorias nas condições de vida e saúde de pessoas com doenças raras, defendendo os direitos de reabilitação, lazer, cidadania, promoção da integração social e combate ao preconceito. A ACDG está atualmente composta por vários profissionais de diversas áreas como saúde, jurídica e contábil unidos para atender aos portadores de doenças genéticas e seus familiares, profissionais atuantes e voluntários.

IDEP SOCIAL

O IDEP Social, Instituto Social para o Desenvolvimento de Potencialidades, foi fundado em 2012 com o propósito de contribuir para o desenvolvimento criativo e inovador dos jovens com foco no mundo do trabalho e na promoção dos direitos humanos. Enquanto organização independente acredita na educação como um processo contínuo e com base nas vivências de cada um, por isso por meio de seus projetos busca a promoção de uma sociedade mais justa, atuando junto das populações e priorizando as juventudes.

 

EMAÚS

O Movimento Emaús Amor e Justiça é uma Organização da Sociedade Civil que atua a 27 anos na comunidade do grande Pirambu. O Movimento tem como pilares de atuação a auto sustentabilidade, a reutilização, a manutenção do direito ao trabalho digno, o enfoque na educação ambiental, no trabalho socioeducativo e na preservação do grande espaço de sobrevivência e vivências que é o mundo. A instituição sem vínculo governamental atua com doações de materiais variados que são dimensionados para o bazar semanal, carro-chefe das atividades e principal fonte de renda para os que lá trabalham.

O Emaús, com sua filosofia de buscar fazer o bem sem olhar a quem, afim de fortalecer sua história e atuação, entrou para a lista de entidades do projeto Causas do Bem. Lutando sempre por justiça, o objetivo do movimento ao participando do programa é alcançar a auto sustentabilidade e a conquista de mais amigos doadores querendo multiplicar amor.

 

CEPEVIVE

O Centro de Pesquisa e Vivência Ecológica – CEPEVIVE, é uma Organização da Sociedade Civil que há 19 anos acolhe em um ambiente de ensino-aprendizagem, crianças da comunidade do Genipabu – Caucaia, região metropolitana de fortaleza - CE. O Centro atende em média 40 crianças e adolescentes da região, proporcionando uma educação integrada por meio de projetos voltados para cidadania, arte e Cultura. Dentre as atividades desenvolvidas estão as aulas de música, reforço escolar, alfabetização infantil e círculos de leitura, momento que os fazem entrar em contato com a natureza e ficar em harmonia uns com os outros

CECAB - CENTRO CULTURAL CAPOEIRA ÁGUA DE BEBER

O Centro Cultural Capoeira Água de Beber é uma entidade não governamental e um ponto de cultura de Fortaleza, fundada oficialmente em janeiro de 2002 por Robério Batista de Queiroz, conhecido na capoeira como Mestre Ratto. O CECAB tem a finalidade de difundir e valorizar a Cultura Brasileira e promover a inclusão social através da prática da capoeira, tornando-a um vínculo de educação humanista. A organização está presente em mais de 6 países, além de núcleos espalhados pelo nordeste e interior do Ceará e tem colaboração de professores, educadores sociais pela promoção da cultura, esporte, educação e inclusão social.