Cultura e Educação

Instituto Casa de Gui

  O Instituto Casa de Gui foi fundado no dia 02 de fevereiro de 2021, a partir de desafios dos pais de uma criança diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), o Guilherme, ou Gui, como é carinhosamente chamado pelo casal de fundadores Cláudia Geane e José Nascelio, que foram construindo uma boa base teórica e experiência pessoal na área do autismo.

A entidade atende cerca de 180 crianças e adolescentes com autismo e outras deficiências do neurodesenvolvimento. São oferecidos serviços de Psicologia, Fisioterapia, (Neuro) Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, visando garantir a reabilitação, estímulo cognitivo, melhoria da comunicação, afetividade e socialização.

A Casa de Gui também oferece atendimento integral aos familiares com assessoria jurídica, serviço social, oficinas de artesanato, psicanálise e outras terapias, estendendo seu acolhimento aos cuidadores e responsáveis.

Sua sustentabilidade é viabilizada pela solidariedade de pessoas físicas, voluntários e apoiadores diversos. Com seu incentivo, a instituição poderá garantir a manutenção dos serviços, multiplicar os atendimentos e ampliar o seu espaço. Você pode expandir esse horizonte da diversidade e inclusão abraçando nossa causa e sendo ponte!

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco 2296, Joaquim Távora - Fortaleza/CE

Telefone:  (85) 3122-5474

E-mail: [email protected]

 

 

EMAÚS AMOR E JUSTIÇA

O Movimento Emaús Amor e Justiça é uma Organização da Sociedade Civil que atua a 27 anos na comunidade do grande Pirambu. O Movimento tem como pilares de atuação a auto sustentabilidade, a reutilização, a manutenção do direito ao trabalho digno, o enfoque na educação ambiental, no trabalho socioeducativo e na preservação do grande espaço de sobrevivência e vivências que é o mundo. A instituição sem vínculo governamental atua com doações de materiais variados que são dimensionados para o bazar semanal, carro-chefe das atividades e principal fonte de renda para os que lá trabalham.

O Emaús, com sua filosofia de buscar fazer o bem sem olhar a quem, afim de fortalecer sua história e atuação, entrou para a lista de entidades do projeto Causas do Bem. Lutando sempre por justiça, o objetivo do movimento ao participando do programa é alcançar a auto sustentabilidade e a conquista de mais amigos doadores querendo multiplicar amor.

 

CEPEVIVE

O Centro de Pesquisa e Vivência Ecológica – CEPEVIVE, é uma Organização da Sociedade Civil que há 19 anos acolhe em um ambiente de ensino-aprendizagem, crianças da comunidade do Genipabu – Caucaia, região metropolitana de fortaleza - CE. O Centro atende em média 40 crianças e adolescentes da região, proporcionando uma educação integrada por meio de projetos voltados para cidadania, arte e Cultura. Dentre as atividades desenvolvidas estão as aulas de música, reforço escolar, alfabetização infantil e círculos de leitura, momento que os fazem entrar em contato com a natureza e ficar em harmonia uns com os outros

ASSOCIAÇÃO PROJETO CRIANÇA FELIZ

Fundado em 1986 e desde então atuante nas comunidades do Jardim Iracema e Padre Andrade na zona oeste de Fortaleza-CE, o Projeto Criança Feliz nasceu da necessidade de proteção a crianças e jovens em situação de risco social. O projeto se utiliza da educação e da arte como instrumentos modificadores de realidades. Sem vínculo governamental a instituição tem a missão de contribuir com o desenvolvimento humano envolvendo a comunidade, na busca por uma cultura de paz, fazendo dos participantes e atendidos pelo projeto agentes de transformação de realidades. Cuidado, amor, amizade, união, fé, paz, equilíbrio, saúde e liberdade são os principais pilares do Projeto Criança Feliz.

CECAB - CENTRO CULTURAL CAPOEIRA ÁGUA DE BEBER

O Centro Cultural Capoeira Água de Beber é uma entidade não governamental e um ponto de cultura de Fortaleza, fundada oficialmente em janeiro de 2002 por Robério Batista de Queiroz, conhecido na capoeira como Mestre Ratto. O CECAB tem a finalidade de difundir e valorizar a Cultura Brasileira e promover a inclusão social através da prática da capoeira, tornando-a um vínculo de educação humanista. A organização está presente em mais de 6 países, além de núcleos espalhados pelo nordeste e interior do Ceará e tem colaboração de professores, educadores sociais pela promoção da cultura, esporte, educação e inclusão social.